ÚLTIMAS

RTP apresenta a iniciativa "Movimento Gentil"

A RTP associou-se à iniciativa "Movimento Gentil", através da marca Zig Zag, com vista a promover a redução do bullying, cuberbulling, da violência e do discurso de ódio. Este projecto foi apresentado no Dia Mundial da Gentileza.


A RTP, apresentou hoje, dia 13 de Novembro, data em que se assinala o Dia Mundial da Gentileza, o "Movimento Gentil", uma iniciativa que, através da marca Zig Zag, pretende reforçar as competências socioemocionais junto das crianças e dos adultos, promovendo a redução do bullying, cyberbullying, da violência e do discurso de ódio.

O projecto, com parceria da Comissão Nacional da UNESCO, do Comité Olímpico de Portugal e da Direcção Geral da Educação, surge numa altura em que se tornou popular, um pouco por todo o mundo, o discurso assente numa divisão entre "nós" e os "outros" e que se começam a criar "muros" entre os povos. A RTP quer construir pontes e reforçar que a vida em sociedade é mais rica para todos se formos gentis uns com os outros.

Com o mote "é tão fácil, gratuito, contagia todos e contribui para um mundo melhor. Basta uma pessoa e um gesto para mudar o mundo", o Movimento Gentil conta com a colaboração dos Embaixadores, figuras das várias áreas da sociedade, que atestam como a gentileza é importante.

Este Movimento integra vários projectos, como curtas-metragens de animação que falam da importância da gentileza e com testemunhos de alunos e professores da Rede de Escolas Associadas da UNESCO. O "Desafio Escola" é um dos projectos, conduzido por Rodrigo Paganelli, onde será mostrará, com visitas às escolas, as boas práticas em contexto escolar e lançará um desafio às turmas que promova a gentileza e a cidadania, contando com transmissão a partir de hoje, às 19h30, na RTP2. E, a partir de dia 3 de Dezembro, chega o "Conto por Dia", escrito por vários autores portugueses como Ana Luísa Amaral, Afonso Cruz, Isabel Minhós Martins, João Pedro Mésseder, José Jorge Letria, Mafalda Ferreira, Margarida Fonseca Santos, Miguel Frazão, Patrícia Müller e Pedro Cavaleiro.

Sem comentários