ÚLTIMAS

RTP assinala 30 anos do incêndio do Chiado com emissão especial

No dia em que se assinalam os 30 anos do incêndio do Chiado, a RTP vai levar a cabo uma emissão especial. Reportagens e entrevistas vão marcar esta operação que passa pela televisão e o online.


A RTP vai levar a cabo este sábado, 25 de Agosto, uma operação especial para assinalar os 30 anos do grande incêndio do Chiado. Através de entrevistas a especialistas e reportagens, a estação pública vai analisar as mudanças profundas ocorridas nas grandes cidades, nomeadamente Coimbra e Porto, em virtude desta tragédia em Lisboa, numa emissão de televisão e online.

A emissão especial começa logo no "Bom Dia Portugal", na RTP1, onde se irá revisitar os acontecimentos e evocar as memórias de alguns protagonistas que viveram de perto o incêndio, numa reportagem do jornalista João Vasconcelos. Segue para a RTP3, através dos blocos informativos das 10h00 e das 12h00, onde estará presente o premiado arquitecto e autor do projecto de recuperação do Chiado, Siza Vieira, a jornalista Diana Bouça-Nova vai mostrar as mudanças trazidas pela catástrofe para a cidade do Porto e ainda, será entrevistado José Rio Fernandes, Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos.

no "Jornal da Tarde", a RTP regressa ao espaço dos antigos Armazéns do Grandella e avalia as mudanças no comércio tradicional numa reportagem de Filipa Simas. Já a partir das 16h00, a RTP3 transmitir a reportagem de Carolina Ferreira sobre as grandes mudanças ocorridas na cidade de Coimbra após o incêndio, e entrevista o arquitecto e investigador da Universidade de Coimbra José António Bandeirinha.

No "Telejornal", a estação pública fará um retrato mais pormenorizado dos acontecimentos, que irá permitir conhecer as transformações profundas ocorridas em virtude desta tragédia, a nível nacional. Uma reportagem da jornalista Manuela de Sousa, que conta com entrevista ao arquitecto Siza Vieira e revisitou os planos para a recuperação do Chiado.

A emissão especial da RTP também passa pelo online, onde estará em destaque um artigo especial sobre o incêndio, com enfoque em material de arquivo da estação e conteúdo fotográfico. Um trabalho que conta com testemunhos sobre os acontecimento ocorridos nesta tragédia, como por exemplo do jornalista e fotógrafo João Ramos de Almeida.

Sem comentários